Solicita Cred Empréstimos e Seguros

5 princípios da educação financeira

O que um pai poderia ensinar e incentivar ao seu filho em relação ao valor do dinheiro? princípios da educação financeira.

O primeiro princípio que a gente pode eleger é a gratidão.  Estar agradecido pela sua vida, está agradecido pelo alimento pelo ar que eu respiro ela não precisa ser muito sofisticada ou e muito longe para que eu consiga ser grato e você a gente pode treinar isso com os nossos filhos. E você pode ao final do dia quando encontra o seu filho fazer uma pergunta simples:  filho quais foram as três coisas boas que aconteceram no seu dia? com esse exercício diário de gratidão ele consegue ensinar a criança a saber se estar equilibrado nos momentos ao longo da sua vida. Princípios da educação financeira

princípios da educação financeira
O segundo
princípio que a gente pode ensinar a educação financeira é a questão do cuidado com a posse, o cuidado com a propriedade e isso inclui o respeito isso inclui a ética honestidade e respeito ao próximo, se eu tenho um brinquedo, cuido dele porque ele tem um valor.

Se eu pego emprestado da biblioteca da locadora onde um amiguinho, eu devolvo esse item da mesma forma que peguei ou melhor,  porque  as posses e os objetos eles têm um valor financeiro, mas eles têm também um valor sentimental, se isso é levado para a vida adulta se uma criança aprende de uma forma é boa a lidar com cuidado e eu respeito ele vai chegar na fase adulta e vai saber o que é cuidar das propriedades da sua cidade, das propriedades do seu país, o respeito ao patrimônio é algo que é cultivado desde pequeno dentro da educação
financeira.

5 princípios da educação financeira

O terceiro princípio que a gente pode ensinar para os nossos filhos em relação à educação financeira é a paciência se eu sei esperar eu consigo guardar dinheiro e comprar o que eu desejo na frente,  se eu não sei esperar eu antecipo uma compra e o indivíduo faz prestações. Eu possa ensinar educação financeira desde o berço pro meu filho se eu ensino meu filho desde bebê a esperar pelo horário da amamentação, a esperar pelo horário do banho, a organizar os seus horários, eu consigo ensiná lo a esperar provavelmente terá mais sucesso na sua vida financeira.

O quarto princípio da educação financeira é que a gente deve ensinar os nossos filhos é o valor do trabalho, porque não há outra forma de ganhar dinheiro senão trabalhando. Isso é algo a ser ensinado para as crianças porque a primeira experiência que a criança tem com o trabalho ela vê o trabalho através dos pais, se o pai é uma pessoa orgulhosa do seu trabalho se sente recompensado ver resultado no que faz a criança ela entende o trabalho com o mago algo positivo, se ela viu o pai frustrado, triste ou o pai é pouco realizado ela passa a entender o trabalho como algo negativo.

Uma criança que pede para que o país esteja mais em casa, e o pai responde: o papai ele não chegou ainda porque ele tem que trabalhar para comprar o presente por exemplo,  é essa frase ela pode trazer conceitos dúbios porque você pode estar dizendo a criança que na verdade o trabalho não é algo positivo que é algo pesado, é algo que o papai sofre.

O quinto princípio da educação financeira é a doação. A doação é algo que não faz somente bem ao próximo como faz bem a você mesmo. A doação é o fiel da balança entre os pólos do egoísmo entre avareza que é o reter em exagero ou entre o consumo compulsivo que é também buscar a satisfação própria na compra. A Ansiedade que eu tenho em comprar eu consigo equilibrar esses dois pólos através da doação que fazer a doação eu não faço somente um bem ao próximo como eu faço o bem a mim mesmo e equilibrando as minhas emoções em relação ao lidar com o dinheiro.

FacebookTwitterPinterestWhatsAppShare
Sair da versão mobile